segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Tratamento da Água da Piscina Inflável

Este é um passo muito importante no pós uso de sua piscina.

Conforme mencionado no post anterior, água sem tratamento ficará turva e em 10 ou 15 dias, completamente verde.

Utilizaremos produtos químicos, bomba filtra, clorador, entre outros itens. Se você ainda tem dúvidas do que é necessário comprar, reveja o post: http://piscinasinflaveis.blogspot.com/2014/02/antes-de-comprar-sua-piscina-avalie-o.html

A primeira coisa que devemos fazer é um cronograma de tratamento, definindo que produtos aplicaremos e em quais dias. Minha sugestão é:

  • Toda semana, domingo 19h: medir os parâmetros da água com a fita teste.
  • Toda semana, domingo 19h05: aplicar o carbonato de cálcio para equilibrar o pH da água.
  • Toda semana, domingo 21h: aplicar o cloro com o clorador.
  • Quinzenalmente, domingo 21h05: aplicar o clarificante.
  • Quinzenalmente, segunda-feira 19h: aspirar o fundo da piscina.
  • Toda semana, segunda-feira 20h: aplicar o algicida.

Desta forma, na terça-feira de manhã sua piscina já estará pronta para uso.

O processo é bem simples e rápido. O que é chatinho é aspirar a piscina, mas como isto é feito quinzenalmente, não tem problema. Tomei a liberdade de explicar tudo muito bem, para você ficar expert no tratamento da água da sua piscina:

1) Fita teste

A fita teste serve para medir alguns parâmetros de sanidade da água. Existem fitas testes 3 em 1, 4 em 1 ou apenas para testar um parâmetro. Os parâmetros que precisamos saber é cloro e pH.Assim você fica sabendo se os produtos químicos aplicados à água estão sendo adequados ou não. A fita teste nada mais é do que uma fita plástica com quatro áreas sensíveis. Cada área muda de cor em contato com a água e você pode comparar com o gabarito da embalagem e obter uma medida.


As embalagens da fita teste vem com 50 ou 100 fitas. Não será necessário utilizar mais de 1 fita por semana, então a embalagem com 50 fitas é mais do que suficiente.

Você deve realizar a medição com a fita teste semanalmente, sempre antes da aplicação do tratamento quiímico.

Abra a embalagem, pegue uma fita teste e mergulhe na água da piscina, de preferência até que a água alcance seus cotovelos. Agite lá dentro por 10 segundos e retire a fita teste. Não retire o excesso de água, deixe a fita descansar por 5 a 10 segundos fora da água. Após, compare com o gabarito na embalagem.

Conte quantas cores da escala é necessário para chegar no parâmetro ideal para o Cloro e pH. Guarde esta informação.

2) pH

É uma medida que determina a acidez da água. O pH muito baixo significa que a água está ácida. pH muito alto significa que a água está muito alcalina. É interessante observarmos que até garrafinhas de água mineral possuem informação de pH. O pH neutro, que é o que queremos em nossa piscina, é entre 7,4 e 7,6.

O pH desregulado provoca o aparecimento de algas e microrganismos que turvam a água.

Naturalmente a água da piscina tende a diminuir seu pH com o passar do tempo, principalmente quando entra água da chuva ou a água fica parada por horas, tornando a água ácida. Nestes casos, utilizamos um produto químico chamado carbonato de sódio (barrilha leve), que nada mais é que um pó branco. Este produto eleva o pH da água, neutralizando-a.



Ao aplicar o carbonato de sódio em sua piscina, retire o clorador por 2 horas.

Ao realizar a medição semanal com a fita teste, verifique se o parâmetro do pH está na faixa de cor ideal.
Acima é quase certo que não estará. Provavelmente estará abaixo do ideal. Neste caso, misture em um balde em separado água e carbonato de sódio, na medida de 2 colheres de sopa de carbonato de sódio para cada 1000 litros de água da sua piscina. Depois jogue esta mistura em sua piscina, mas não em um só lugar: espalhe.

Uma dica é entrar na piscina e andando em círculos, fazer a água rodar com em um caldeirão. Isto será suficiente para elevar o nível de pH em 0,2.

Não utilize a piscina por no mínimo 12 horas.

3) Cloro

O cloro é um produto químico que impede o desenvolvimento de microrganismos nocivos a saúde. Ele é tóxico e deve ser manuseado com cuidado. A forma mais segura de lidar com o cloro é em forma de pastilha. O chamado tricloro é um composto de cloro muito utilizado em desinfecção de águas de piscina. Ele custa muito pouco (R$5,00 por tablete de 200gr que dura 2 meses) e torna a aplicação relativamente segura.

ATENÇÃO: Não clorar sua piscina pode deixar sua família e amigos doentes. O uso é obrigatório.



Quando você compra a pastilha de tricloro, você tem uma pastilha grande demais para o tamanho de sua piscina. De fato, um tablete de 200gr pode tratar uma piscina de 20 mil litros. Ou seja, se você dividir o tablete em 20 partes iguais, cada parte vai tratar 1 mil litros. Mas tome cuidado: a pastilha de tricloro esfarela, então pode ser muito difícil dividir a pastilha em partes iguais. Descarte as pedrinhas menores e utilize só as maiores.

Sempre utilize luvas quando manusear produtos químicos.

Então, se sua piscina tiver 2,5mil litros, coloque 3 pedrinhas de tricloro dentro do clorador automático. Este dispositivo boia na superfície da piscina e as pedrinhas de cloro vão se diluindo em água com o tempo. Estas 3 pedrinhas devem durar 10 dias.

Está vendo esta parte azul em baixo do clorador? Ela gira, abrindo as frestas e permitindo mais entrada de água, e por consequência, mais cloro na sua água.

Ao realizar a medição semanal com a fita teste, verifique se o parâmetro do Cloro está na faixa de cor ideal. Se estiver abaixo, abra mais as frestas do clorador e coloque mais uma pedrinha de tricloro. Se estiver acima, retire o clorador por 2 ou 3 dias. Com o tempo a tendencia do cloro é evaporar, então nunca deixe sua piscina sem o clorador por mais de 3 dias.

Muito cuidado para não deixar nenhuma pedrinha de tricloro, por menor que seja, entrar em contato com o vinil da piscina, ou vai furá-lo.

Uma dica é fechar as frestas do clorador antes de tirá-lo da água. Assim, a água que sai não vai carregar nenhuma pedrinha pequena de tricloro para o fundo do vinil.

4) Clarificante

Como o nome já diz, serve para deixar a água clara. Este produto químico vem em forma líquida, e uma vez misturada com a água da piscina, reúne a sujeita em flocos e leva tudo para o fundo da piscina, deixando a água limpíssima.  

O tratamento com clarificante deve ser realizado a cada 15 dias.



Em um balde com água, misture 1 colher de sopa de Clarificante para cada 1000 litros de água de sua piscina. Despeje o conteúdo do balde na piscina, mas não em um só local. Espalhe bem. Um dica: após você despejar o clarificante, entre na piscina e ande em círculos, como se estivesse mexendo um caldeirão. Isto vai ajudar no processo de clarificação.

Deixe a piscina descansar por 24 horas. Após, você pode aspirar a sujeira que ficou no fundo.

5) Aspirar a piscina

Lembra da bomba filtro que você comprou? É com ela que você vai aspirar o fundo de sua piscina.Este processo é muito mais eficiente do que você utilizar a filtragem automática, além de dispensar o uso de filtro.

Faça este procedimento com 2 pessoas.

Com os tubos engatados na bomba filtro, erga os dois tubos de modo que a bomba filtro fique no chão. Com uma mangueira, encha os dois tubos de água, mantendo-os esticados. Encha-os completamente. 



Enquanto a outra pessoa liga a bomba filtro na tomada, rapidamente coloque os dois tubos dentro da piscina. A bomba vai sugar a água pela entrada B e empurrar pela A. O tubo A você pode deixar do lado de fora da piscina, enquanto aspira a sujeira com o tubo B.



Veja como pode ser feito:

Embora no vídeo o menino mergulhou na piscina, o manual da bomba filtro não recomenda contato com a água por risco de choque elétrico. Minha sugestão é adaptar a mangueira em uma haste, que pode ser um cabo de vassoura.

Também recomendo eliminar a água (drenar), deixando a outra ponta do filtro solta do lado de fora. Você vai perder um pouco de água, mas vai manter a sanidade da água. Após o processo, reponha a água perdida. Se preferir, utilize o filtro na bomba filtro e retorne a água para a piscina ao invés de jogar fora.

Aspire toda a sujeira do fundo da piscina.

6) Algicida

O algicida é um produto químico em forma de líquido, necessário para evitar a formação de algas na água. Piscinas sem tratamento com algicida começam a ficar com o fundo escorregadio, após alguns dias a água fica turva e com flocos de sujeira e em 10 ou 15 dias a água começa a ficar verde. Evite isto utilizando um algicida!

Algicida é de uso obrigatório em sua piscina e deve ser aplicado semanalmente.



Em um balde com água, misture 1 colheres de sopa de algicida para cada 1000 litros de água de sua piscina. Despeje na piscina em locais diferentes. Uma dica é você entrar na piscina e movimentar a água. Lembre-se de não utilizar sua piscina por no mínimo 12 horas.


Seguindo estas dicas, sua piscina ficará com a água sempre saudável e limpinha.

6 comentários:

  1. De todas as pesquisas que fiz ,está é mais completa e simplificada.grata e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Katuza Rodrigues.
    Também pesquisei bastante e esse tutorial que fizeram aqui é o mais completo e fácil de entender, principalmente para quem está querendo comprar uma piscina.
    Parabéns e agradeço por facilitarem a nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, de todos os sites, esse é o único que é completo. Meus parabéns

    ResponderExcluir
  4. Legal, mas e se o teste mostrar que o cloro está baixo, quanto a mais pode se colocar. Eu calculei e ficou baixo de mais, reaplico a mesma quantidade outra vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susi! Recomendo você utilizar as pastilhas de cloro junto com o clorador é deixar dentro da piscina o dia todo. Dá uma olhada no blog que tem um post que mostra a foto destes dois. Talvez você tenha utilizado cloro em quantidade insuficiente ou deixou a piscina parada por menos de 24 horas.

      Excluir